Artigo escrito por Rodrigo Gomes Felippe
É com muita satisfação que escrevo mais um artigo para o blog "Bem vindo à Sérvia". Aqui falarei um pouco sobre a bandeira deste país, que é a mais antiga das bandeiras eslavas, datada por volta de 1088, e possui as cores vermelha, azul e branca. Estas cores representam, além da etnia eslava, a religião ortodoxa, uma vez que nas frescas (pinturas) das igrejas ortodoxas, os personagens históricos sempre estão representados por elas, como se pode ver nas figuras abaixo.
O escudo com a águia de duas faces é uma herança dos tempos bizantinos da dinastia de Paleólogo, assim como as quatro "coroinhas" dentro do escudo. Os eslavos chamam estas vulgas "coroinhas" de CCCC. Primeiramente seu significado foi: "Rei dos reis e Senhor dos senhores". Hoje os sérvios interpretam como: "Samo sloga Srbina Spašava" que significa: "Somente a união salva os sérvios”.
Logo acima do escudo existe também uma coroa,com 40 pérolas, representando a dinastia de Nemanjić, da família : Casa de Nemanjić, dos tempos medievais. Família que dominou a Sérvia de 1166 a 1371. Aqui fica a imagem do brasão da família (com a águia bicéfala, herdada do império bizantino, como citado antes):
Nota-se também a presença da flor de lis na bandeira, abaixo do escudo. Alguns podem dizer que este símbolo foi usurpado da Bósnia, porém, o que realmente aconteceu foi que uma princesa francesa que se casou com um sérvio "deu" como presente este símbolo, ainda que usado também em outros lugares.
Recentemente, a bandeira sérvia passou por pequenas mudanças realizadas pelo governo sérvio em Novembro de 2010. Veja abaixo uma comparação da bandeira antiga com a nova (a qual não foi muito bem aceita pelos sérvios):
Como curiosidade vale citar que a Sérvia, mesmo sendo hoje um república, mantém uma coroa na bandeira representando uma monarquia!
Aqui fica o vídeo que postei no youtube explicando sobre a bandeira, escolha um idioma e divirta-se com esta versão em áudio e imagem! ;)
Você sabe mais alguma coisa sobre a bandeira da Sérvia? Deixe um comentário!